top of page
Buscar
  • Foto do escritorIccBrasilCoaching

5 Passos para desenvolver sua Inteligência Emocional

Saber entender, lidar e controlar as próprias #emoções é um desafio enorme para a maioria de nós todos os dias. É quase impossível não mudar de #humor quando acontece algo errado no nosso cotidiano.


Você, por exemplo, consegue manter o bom humor depois de algum desentendimento no trânsito? Já conseguiu manter a calma se estava atrasado para um compromisso e alguma situação lhe atrapalhou ainda mais? E não ficou chateado depois do sermão do chefe?

É praticamente impossível não ser atingido e não reagir de forma negativa a situações como essas, mas sabia que é possível trabalhar para desenvolver a sua #inteligênciaemocional.


O que é inteligência emocional?


Inteligência Emocional é um conceito criado pelo psicólogo americano Daniel

Goleman, que consiste na capacidade do indivíduo de conhecer, reconhecer, avaliar e controlar as suas emoções com facilidade, reagindo de maneira positiva perante as pessoas ao seu redor e as mais diversas situações. Falando até parece fácil, mas esta não é uma tarefa simples.


Para atingir esse nível, é necessária muita autoavaliação, autoconhecimento e empatia – um dos principais fatores para a conquista da inteligência

emocional.


A seguir, listamos cinco passos para você desenvolver a sua:


1 – Conheça as suas emoções – É muito importante entender porque você tem

determinados sentimentos em relação a determinadas coisas. A partir desse exercício ficará mais fácil controlar e entender o que sente;


2 – Domine as suas emoções – Controle os seus impulsos e pense mil vezes antes de falar ou agir. Priorize a razão e a calma, assim você poderá evitar problemas;


3 – Não absorva energias negativas – Essa é uma tarefa difícil principalmente para os emocionalmente sensíveis, mas não é impossível. Não dê a devida importância para o que lhe faz mal, se coloque em primeiro lugar e trabalhe com a razão.


4 – Tenha empatia pelo outro – Reconhecer as emoções e necessidades do outro é o principal passo para conquistar a inteligência emocional;


5 – Invista nos seus relacionamentos – Comunique-se, seja curioso pelo outro, faça perguntas, estabeleça uma relação em que você conheça e entenda o próximo.


A conquista da inteligência emocional resulta no equilíbrio e proporciona além da saúde física e mental, melhorias no ambiente de trabalho e também nos relacionamentos.


Gerusa Florencio

Jornalista – DRT/SC 5872

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page